Header Ads

Cerimônia de Abertura da fase final B dos JEPs é realizada em Apucarana

Apucarana sediou na noite desta sexta-feira (06) a cerimônia de abertura da fase final da classe B dos 65º Jogos Escolares do Paraná, voltada para alunos entre 12 e 14 anos. Até o dia 14 de julho, aproximadamente 5.000 pessoas, entre crianças, professores e árbitros estarão envolvidas diretamente nas competições no município, representando instituições de ensino de todo o Paraná.


A solenidade organizada pelo Município, realizada no Ginásio de Esportes do Lagoão, começou com a apresentação da Banda Municipal Maestro João Florindo, que levou ao público um repertório de músicas populares ensaiadas exclusivamente para a ocasião. Em seguida, as apresentações de dança da Escola Municipal de Apucarana e também da Escolinha de Ginástica encantaram o público com o virtuosismo das coreografias.



Depois da apresentação das autoridades, houve o tradicional desfile das delegações de alunos-atletas dos trinta e dois Núcleos Regionais de Educação do Paraná no principal palco esportivo da cidade-sede da Fase Final dos JEPS.
Um dos momentos de destaque da cerimônia foi a homenagem à atleta Mayara Fier de Moura, campeã mundial pela Seleção Brasileira de Handebol e dona de um acervo invejável de medalhas em competições estaduais e nacionais. Atualmente integrante do Clube Pinheiros, em São Paulo, a atleta, que começou seu desenvolvimento esportivo nos Jogos Escolares do Paraná, fez questão de destacar a importância do esporte na vida das crianças.


“Se não fosse o esporte, eu não teria tido a oportunidade de conhecer outros países, outras línguas, estudar. O esporte é transformador e eu sei a importância dessas competições para a formação dos alunos. Estar aqui, como exemplo para essa nova geração é um orgulho e eu tenho a certeza que daqui podem surgir novas estrelas”, concluiu.
Com extenso currículo de premiações sobretudo nas modalidades de futsal, a aluna Eduarda Rodrigues dos Santos, do Colégio São José, de Apucarana, foi a responsável, em conjunto com Mayara, pelo acendimento da pira olímpica.






O juramento do atleta ficou por conta de Gabriel Felipe de Almeida, aluno do Colégio Osmar Guaracy Freire, apucaranense reconhecido nacionalmente na modalidade de atletismo.



Para a coordenadora geral dos JEPs, Márcia Tomadon, a bela cerimônia demonstrou a importância dos Jogos não apenas para a vivência esportiva, mas também para a integração entre a comunidade escolar: “Eu fico muito emocionada quando vejo tudo isso acontecendo. Nos preocupamos com o esporte, mas também com essa grande interação e inclusão entre alunos das escolas paranaenses. O clima de união e de harmonia é muito forte nos Jogos Escolares e as competições esportivas fortalecem esses vínculos”, disse.


Com a experiência de anos na coordenação de Jogos Oficiais, Márcia também falou sobre as expectativas para o evento em solo apucaranense: “Com certeza muitos campeões brasileiros poderão sair daqui. O esporte educacional paranaense é destaque no cenário nacional, porque incentivamos as crianças desde cedo. Privilegiamos o esporte, privilegiamos envolver os alunos em um evento tão bonito, e de aprendizado, como é esse aqui. Fazemos com que as crianças tenham o primeiro contato com o esporte, e o retorno que temos por parte dos estudantes é incrível”, concluiu.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.